Arteteterapia ou Arte Terapia é muito mais do que terapia através da arte, como o nome nos faz deduzir. O fazer artístico é prazeroso e como forma de expressão é libertador, disso todos sabemos. Porém a Arteterapia é uma técnica de estudo muito mais aprofundado. Cada linguagem expressiva tem sua função terapêutica, assim como cada material usado: lápis de cor, tinta e argila causam sensações e movimentos psíquicos diferentes.
Ao nos expressarmos através das artes plásticas geramos imagens simbólicas que nos guiarão no processo de autoconhecimento. O Inconsciente libera esses símbolos para o ego que os materializa na arte. Assim podemos estudá-lo e entender o que queremos nos dizer no momento. Não se trata, porém, de interpretar os desenhos. O arteterapeuta não interpreta esses símbolos, ele direciona o processo criativo para facilitar o entendimento do cliente do que se passa com ele. Um símbolo pode ter milhares de interpretações em diferentes contextos. Descobrir qual dessas é mais adequada é o caminho que o cliente percorre com o auxílio do arteterapeuta.
Não é preciso ter habilidades artísticas para fazer Arteterapia, pois não é a estética que nos interessa e sim o valor simbólico do que se expressa. Todos, desde crianças bem pequenas até idosos podem fazer Arteterapia. Em pessoas que experienciam doenças, que passaram por processos traumáticos, com dificuldade de aprendizagem, depressão, pânico, baixa auto-estima, entre outras coisas, ou mesmo por estarem em busca de si mesmas, se aplica a Arteterapia. Eis uma pequena introdução sobre o assunto. No próximo "post" nos aprofundaremos no papel do arteterapeuta.
Para saber mais sobre arteterapia eu indico os sites:
http://www.arteterapia.org.br/ (Biblioteca)
http://www.arteterapia.com.br/
Abraço a todos!
Raquel S. G. Vellozo
Facilitadora da Oficina da Comunicação
muito agradavel teu trabalho/se quiser se escabelar aparece no www.viacomica.blogspot.com
ResponderExcluirsucesso e luz